Prefeitura promove Espaços Rurais para
complementação da renda de pequenos produtores
por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Atibaia.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, promove toda semana o Espaço Rural, projeto que disponibiliza aos pequenos produtores rurais um local para a comercialização de seus produtos agropecuários.
Atualmente, o Espaço Rural está disponível em dois pontos da cidade: na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Atibaia (Rua Zeferino Alves do Amaral, 775, Centro - ao lado do AME), todas as terças e sextas-feiras, das 8h às 13h; e no Centro Comunitário do Itapetinga, (Av. Santana, 2900, Itapetinga - em frente ao pouso do voo livre), aos sábados, das 8h às 13h. Em ambos os locais, o consumidor pode encontrar produtos agropecuários – convencionais e orgânicos – e também agroindustriais. Estão disponíveis nas barraquinhas desde verduras, legumes e frutas até produtos processados pelos produtores e seus familiares, como cogumelos, queijo, iogurte, compotas, entre outros.
Segundo a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, a intenção é oferecer a esses produtores oportunidades para a comercialização de uma mercadoria produzida por eles próprios. Com isso, a figura do intermediário fica eliminada do processo comercial, aumentando o lucro de quem está vendendo, no caso o próprio produtor, e influenciando também na qualidade do produto que está sendo comprado, já que o consumidor leva para sua casa uma mercadoria mais fresca.
O produtor Paulo Rodrigues também vê vantagens, tanto para o produtor quanto para o consumidor, no Espaço Rural: É uma oportunidade boa para o produtor porque é uma forma de ele se livrar da venda atacadista, em que ele acaba refém do preço que o revendedor quiser pagar. Também é muito bom para o consumidor, porque ele consegue ter uma noção que a sociedade está perdendo com o tempo, que é: 'de onde vem o que eu como?'. Aqui no Espaço Rural tem a possibilidade, para quem tiver interesse, de saber tudo sobre o que se está comprando. O consumidor pode perguntar o que ele quiser porque a pessoa que produziu aquilo está ali na frente dele, pronta para prestar todas as informações sobre os produtos oferecidos, destaca.
O empresário Heleno Pacheco conta que já criou o hábito de fazer suas compras no Espaço Rural da Prefeitura. “Sempre que possível eu venho aqui no Espaço Rural na sede do Sindicato na sexta-feira, ou então no Itapetinga, no sábado. Como aqui tem produto orgânico, de pessoas da região, eu gosto muito, então venho com frequência. A minha família preza por isso também e em supermercados eu prefiro não fazer compra desse tipo de produto, comenta.
Com relação ao preço, Heleno também vê vantagens no Espaço Rural: O valor do produto é diferente do preço encontrado em uma feira normal, ou do preço de um mercado, mas aqui há produtos mais elaborados, produzidos com outro cuidado, e a opção dos orgânicos. Considero que é um valor acessível, estou satisfeito, avalia.
A rendeira Elisabeth Corrêa ressalta a importância da compra direta com os pequenos produtores locais. Considero uma iniciativa interessantíssima, principalmente porque você está consumindo um produto local e, dessa forma, incentivando o pequeno produtor da cidade. Além disso, você está comendo comida com baixa quilometragem. Isso é ótimo, pois significa que o produto é mais fresco e você poderá conservá-lo por mais tempo. Vale a pena!, salienta a consumidora.
De acordo com Elisabeth, outro atrativo do Espaço Rural é a possibilidade de comprar produtos orgânicos, ou seja, alimentos produzidos sem utilização de agrotóxicos. Esse é um espaço interessante onde o consumidor tem a opção de comprar o produto convencional e também o orgânico. Mais interessante ainda do ponto de vista de trocar a farmácia pela quitanda, já que consumir o produto orgânico pode ser um investimento para a sua própria saúde, afirma.
Para o empresário aposentado Juvenal Salgueiro, português naturalizado brasileiro, a preocupação com a origem e a qualidade dos alimentos consumidos está diretamente relacionada com a saúde das pessoas, interferindo no bem-estar e na longevidade.
Estou acostumado a consumir somente alimentos orgânicos, naturais, livres da interferência de agrotóxicos e conservantes industriais. Não utilizo medicamentos há anos e acredito que isso se deve a uma prevenção natural conquistada graças à minha alimentação, aponta.
Atualmente, o Espaço Rural conta com 14 pequenos produtores que vendem tanto na sede do Sindicato quanto no Centro Comunitário do Itapetinga. A Secretaria de Agropecuária e Abastecimento também estuda a possibilidade de ampliação do projeto para outros locais da cidade.
O Espaço Rural é um projeto da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento e conta com parceria do Sindicato dos Servidores Municipais de Atibaia (que disponibiliza sua sede para o projeto).
Os produtores que tiverem interesse em participar devem procurar a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (Rua José Bonifácio, 661, Centro). Mais informações pelo telefone: 4414-7500.
Nenhum comentário:
Postar um comentário